RECORDAR PARA MELHOR COMPREENDER

RECORDAR PARA MELHOR COMPREENDER

Bob Dylan: compositor, tocador, cantor e escritor

E por tudo isto é também o primeiro nobel da literatura a receber semelhante distinção no mundo da música. Robert Allen Zimmerman, é o seu nome de nascença, mas desde cedo quis ser Bob Dylan em homenagem ao poeta Dylan Thomas, de quem devorava todos os poemas que dele apareciam. De Minnesota deu o salto para Nova Yorque onde conheceu o cantor-activista Woody Guthrie. Cantou-o até mais não e aos poucos entrou no estilo dos blues e do folk. Como ele próprio afirmou "quem quer compor canções deveria escutar tanta música folk, estudar a sua forma e estrutura e todo o material que existe desde há 100 anos". A Academia Sueca concedeu a distinção ao músico “por ter criado uma nova expressão poética dentro da grande tradição americana da canção”. E bem pode dizer-se que está certa a academia pois é o mesmo Bob Dylan que se gosta de ver pertencente a uma irmandade de escritores cujas suas raízes estão no country puro, no blues e na estirpe folk de Guthrie, da família Carter, Robert Johnson y dezenas de "baladistas" escoceses e ingleses.

Marsuilta associa-se à distinção da academia sueca e traz à memória letras de várias canções de Bob Dylan, bem como uma entrevista que concedeu em 2004 e ainda outros link´s onde se pode conhecer o mundo de Dylan. Enquanto dele se escreve, ele continua a dar concertos e a escrever diariamente, um hábito que guarda desde há muito tempo.

http://elpais.com/diario/2004/05/01/babelia/1083366381_850215.html?rel=mas

http://bigslam.pt/noticias/homenagem-do-bigslam-ao-vencedor-do-premio-nobel-de-literatura-de-2016-bob-dylan/

http://cultura.elpais.com/cultura/2016/10/13/actualidad/1476381455_398709.html

http://observador.pt/especiais/bob-dylan-esta-do-lado-certo-da-historia/

__________________________________________________________________ ____________________________________________________________

ACONTECE, ACONTECEU OU VAI ACONTECER



Ciclo de cinema no CCB - Lisboa

Próximos filmes: 18 março O LEOPARDO Luchino Visconti (1963)
14 abril OS DEZ MANDAMENTOS Cecil B. DeMille (1956)
______________________________________________________________________

Carlos Paredes - Evocação e Festa da Amizade

Esta evocação realiza-se no dia 19 de Fevereiro, pelas 15 horas, na Salão d' A Voz do Operário, em Lisboa e é organizado pela Associação Conquistas da Revolução.

__________________________________________________________

Tertúlias em Ciência

Céu e Mar "Making of", acontece no dia 15 de fevereiro, pelas 17 horas (C4.piso3).

Esta sessão promovida pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tem a responsabilidade organizativa de Pedro Ré.

________________________________________

Vanguardas e neovanguardas na arte portuguesa - Séculos XX e XXI. esta é a nova exposição que está patente de terça a domingo no museu nacional de arte contemporânea, em lisboa.

__________________________________________________________________________

XXI Exposição de Pintura e Escultura

Esta exposição que mostra obras de vários artistas de arte contemporânea portugueses vai decorrer no Clubhouse do Golfe, nos dias 11, 12 e 18 e 19 de Fevereiro, aos sábados e domingos, das 12h00 às 20h00. A organização está a cabo do Belas Clube de Campo, do Banco Populare a daPrivate Gallery .

_________________________________________________________




sábado, 24 de outubro de 2015

programa de obama de utilização de drones para matar pessoas

novo snowden revela programa de obama para matar alvos estrangeiros através da utilização de veículos aéreos não tripulados, os chamados drones, desde o afeganistão até ao iêmen.

depois dos segredos que edward snowden revelou das acções da NSA, esta semana novos documentos foram revelados pelo site intercept. são revelações sobre acções da CIA e do comando de operações especiais e ambas provam mortes provocadas por drones também e sobretudo em alvos que não eram os pretendidos. segundo aquele site estas novas informações vêm de um denunciante anónimo, que diferentemente de snowden acompanha-as com declarações sobre estas mesmas revelações. e nelas o informador anónimo, é da opinião que o império dos EUA está completamente fora de controle e que as suas acções militares, ao contrário do que fazem crer na opinião pública - servem a segurança das pessoas e países - tornam-nos a todos mais vulneráveis. Esta fonte decidiu fornecer estes documentos por acreditar que o público tem o direito de entender o processo pela qual as pessoas são colocadas em listas de morte e a sua ordem de morte passa pelos mais altos postos do governo até chegar ao presidente obama. o que o site intercept divulgou foram oito artigos da investigação sobre a utilização de drones pelas forças militares dos EUA. Neles lemos que há listas de pessoas monitorizadas, em que se lhes é atribuído um número, um cartão de beisebol, uma sentença de morte sem aviso prévio por todo o mundo.  mesmo tempo que é mostrado também que não categorizados os verdadeiros números de civis mortes em ataques aéreos que vão desde o afeganistão até áfrica. aquilo que se constata é que ao longo dos seus ataques os EUA matam pessoas(em grande percentagem) que não eram os alvos pretendidos. outra singularidade é a utilização dos drones ser feita através de explosivos que não são disparados contra pessoas, mas sim na sua maioria são destinados a telefones e todo o mecanismo "pouco seguro e preciso" que este processo envolve. ler documento integral

Sem comentários:

Enviar um comentário