RECORDAR PARA MELHOR COMPREENDER

RECORDAR PARA MELHOR COMPREENDER

Bob Dylan: compositor, tocador, cantor e escritor

E por tudo isto é também o primeiro nobel da literatura a receber semelhante distinção no mundo da música. Robert Allen Zimmerman, é o seu nome de nascença, mas desde cedo quis ser Bob Dylan em homenagem ao poeta Dylan Thomas, de quem devorava todos os poemas que dele apareciam. De Minnesota deu o salto para Nova Yorque onde conheceu o cantor-activista Woody Guthrie. Cantou-o até mais não e aos poucos entrou no estilo dos blues e do folk. Como ele próprio afirmou "quem quer compor canções deveria escutar tanta música folk, estudar a sua forma e estrutura e todo o material que existe desde há 100 anos". A Academia Sueca concedeu a distinção ao músico “por ter criado uma nova expressão poética dentro da grande tradição americana da canção”. E bem pode dizer-se que está certa a academia pois é o mesmo Bob Dylan que se gosta de ver pertencente a uma irmandade de escritores cujas suas raízes estão no country puro, no blues e na estirpe folk de Guthrie, da família Carter, Robert Johnson y dezenas de "baladistas" escoceses e ingleses.

Marsuilta associa-se à distinção da academia sueca e traz à memória letras de várias canções de Bob Dylan, bem como uma entrevista que concedeu em 2004 e ainda outros link´s onde se pode conhecer o mundo de Dylan. Enquanto dele se escreve, ele continua a dar concertos e a escrever diariamente, um hábito que guarda desde há muito tempo.

http://elpais.com/diario/2004/05/01/babelia/1083366381_850215.html?rel=mas

http://bigslam.pt/noticias/homenagem-do-bigslam-ao-vencedor-do-premio-nobel-de-literatura-de-2016-bob-dylan/

http://cultura.elpais.com/cultura/2016/10/13/actualidad/1476381455_398709.html

http://observador.pt/especiais/bob-dylan-esta-do-lado-certo-da-historia/

__________________________________________________________________ ____________________________________________________________

ACONTECE, ACONTECEU OU VAI ACONTECER



Ciclo de cinema no CCB - Lisboa

Próximos filmes: 18 março O LEOPARDO Luchino Visconti (1963)
14 abril OS DEZ MANDAMENTOS Cecil B. DeMille (1956)
______________________________________________________________________

Carlos Paredes - Evocação e Festa da Amizade

Esta evocação realiza-se no dia 19 de Fevereiro, pelas 15 horas, na Salão d' A Voz do Operário, em Lisboa e é organizado pela Associação Conquistas da Revolução.

__________________________________________________________

Tertúlias em Ciência

Céu e Mar "Making of", acontece no dia 15 de fevereiro, pelas 17 horas (C4.piso3).

Esta sessão promovida pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tem a responsabilidade organizativa de Pedro Ré.

________________________________________

Vanguardas e neovanguardas na arte portuguesa - Séculos XX e XXI. esta é a nova exposição que está patente de terça a domingo no museu nacional de arte contemporânea, em lisboa.

__________________________________________________________________________

XXI Exposição de Pintura e Escultura

Esta exposição que mostra obras de vários artistas de arte contemporânea portugueses vai decorrer no Clubhouse do Golfe, nos dias 11, 12 e 18 e 19 de Fevereiro, aos sábados e domingos, das 12h00 às 20h00. A organização está a cabo do Belas Clube de Campo, do Banco Populare a daPrivate Gallery .

_________________________________________________________




quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

cimeira do ambiente em paris (des) espera acordo

após 11 dias de debate e discussão em torno dos problemas e soluções para as questões climáticas que como se sabe estão truncadas com as questões da economia e políticas governamentais seguidas. haverá vontade política para aplicar as medidas correctas, urgentes e necessárias?

a discussão decorreu toda a noite e espera-se a todo o momento que surja uma proposta de acordo final. o ministro do meio ambiente da áfrica do sul, edna molew, delcarou em nome de mais de 130 nações em desenvolvimento, que faltou força legal para obrigar os países ricos a fornecer novos fundos ou tecnologia.
os 195 países que participam na conferência conseguiram reduzir consideravelmente o número de pontos pendentes no texto contra a mudança climática. O documento passou de 43 a 29 páginas e a quantidade de opções foi reduzida .
jennifer Morgan, directora do programa de clima do instituto de recursos mundiais referiu, a propósito do texto que o mesmo prevê que os "100 mil milhões de financiamento serão insuficientes a partir de 2020. mas, infelizmente, os países não têm realmente intenção de dobrar o esforço financeiro.” perante este cenário duvidoso de que surja de facto um acordo assinado por todos os países que modifique as políticas em prol da humanidade, centenas de manifestantes realizaram um protesto perto de paris contra o projecto de acordo, que consideram insuficiente e exigem medidas mais ousadas dos líderes mundiais.
 
                                                                 Um participante na cimeira do clima com uma réplica do planeta Terra
                                                                  REUTERS/Stephane Mahe
 

Sem comentários:

Enviar um comentário