RECORDAR PARA MELHOR COMPREENDER

RECORDAR PARA MELHOR COMPREENDER

Bob Dylan: compositor, tocador, cantor e escritor

E por tudo isto é também o primeiro nobel da literatura a receber semelhante distinção no mundo da música. Robert Allen Zimmerman, é o seu nome de nascença, mas desde cedo quis ser Bob Dylan em homenagem ao poeta Dylan Thomas, de quem devorava todos os poemas que dele apareciam. De Minnesota deu o salto para Nova Yorque onde conheceu o cantor-activista Woody Guthrie. Cantou-o até mais não e aos poucos entrou no estilo dos blues e do folk. Como ele próprio afirmou "quem quer compor canções deveria escutar tanta música folk, estudar a sua forma e estrutura e todo o material que existe desde há 100 anos". A Academia Sueca concedeu a distinção ao músico “por ter criado uma nova expressão poética dentro da grande tradição americana da canção”. E bem pode dizer-se que está certa a academia pois é o mesmo Bob Dylan que se gosta de ver pertencente a uma irmandade de escritores cujas suas raízes estão no country puro, no blues e na estirpe folk de Guthrie, da família Carter, Robert Johnson y dezenas de "baladistas" escoceses e ingleses.

Marsuilta associa-se à distinção da academia sueca e traz à memória letras de várias canções de Bob Dylan, bem como uma entrevista que concedeu em 2004 e ainda outros link´s onde se pode conhecer o mundo de Dylan. Enquanto dele se escreve, ele continua a dar concertos e a escrever diariamente, um hábito que guarda desde há muito tempo.

http://elpais.com/diario/2004/05/01/babelia/1083366381_850215.html?rel=mas

http://bigslam.pt/noticias/homenagem-do-bigslam-ao-vencedor-do-premio-nobel-de-literatura-de-2016-bob-dylan/

http://cultura.elpais.com/cultura/2016/10/13/actualidad/1476381455_398709.html

http://observador.pt/especiais/bob-dylan-esta-do-lado-certo-da-historia/

__________________________________________________________________ ____________________________________________________________

ACONTECE, ACONTECEU OU VAI ACONTECER



Ciclo de cinema no CCB - Lisboa

Próximos filmes: 18 março O LEOPARDO Luchino Visconti (1963)
14 abril OS DEZ MANDAMENTOS Cecil B. DeMille (1956)
______________________________________________________________________

Carlos Paredes - Evocação e Festa da Amizade

Esta evocação realiza-se no dia 19 de Fevereiro, pelas 15 horas, na Salão d' A Voz do Operário, em Lisboa e é organizado pela Associação Conquistas da Revolução.

__________________________________________________________

Tertúlias em Ciência

Céu e Mar "Making of", acontece no dia 15 de fevereiro, pelas 17 horas (C4.piso3).

Esta sessão promovida pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tem a responsabilidade organizativa de Pedro Ré.

________________________________________

Vanguardas e neovanguardas na arte portuguesa - Séculos XX e XXI. esta é a nova exposição que está patente de terça a domingo no museu nacional de arte contemporânea, em lisboa.

__________________________________________________________________________

XXI Exposição de Pintura e Escultura

Esta exposição que mostra obras de vários artistas de arte contemporânea portugueses vai decorrer no Clubhouse do Golfe, nos dias 11, 12 e 18 e 19 de Fevereiro, aos sábados e domingos, das 12h00 às 20h00. A organização está a cabo do Belas Clube de Campo, do Banco Populare a daPrivate Gallery .

_________________________________________________________




domingo, 20 de dezembro de 2015

morrem diariamente 500 crianças por falta de água na áfrica subsariana

La falta de agua segura y condiciones de sanidad e higiene causa la muerte diaria de 500 niños menores de cinco años en África subsahariana, advirtió hoy el Fondo de Naciones Unidas para la Infancia (Unicef).

Según una nota de prensa de la agencia, las 180 mil muertes anuales de pequeños en una de las regiones más empobrecidas del planeta se producen por diarrea y otras enfermedades vinculadas con los problemas de acceso al agua.
"El fallecimiento diario de niños y las afectaciones a millones en una zona tan golpeada económicamente, no pueden tratarse como algo usual", alertó el director regional de Unicef para África Occidental y Central, Manuel Fontaine.
El funcionario llamó a acelerar todos los programas en marcha para África subsahariana.
De acuerdo con datos de la ONU, cerca de la mitad de los seres humanos golpeados por la falta de acceso a fuentes mejoradas de agua vive en esa región, donde en los últimos 25 años se duplicó la población.
Sin acciones urgentes, la situación pudiera empeorar en las próximas dos décadas, afirmó Unicef.
El Fondo señaló como gran dificultad las 700 millones de personas que carecen de condiciones de sanidad y el incremento notable, respecto a 1990, de las que defecan al aire libre, un escenario muy relacionado con las afectaciones a la salud.
Unicef invitó a 24 gobiernos de la región a coordinar con inversores, bancos, organizaciones internacionales, negociantes y expertos para encontrar mecanismos dirigidos a enfrentar el problema.
En ese sentido, abogó por un aporte anual estimado en hasta 30 mil millones de dólares, de cara a garantizar el acceso universal al agua y la sanidad en África subsahariana.
 
informação veiculada pelas nações unidas a 15 dezembro 2015, imprensa latina (PL)

Sem comentários:

Enviar um comentário