RECORDAR PARA MELHOR COMPREENDER

RECORDAR PARA MELHOR COMPREENDER

Bob Dylan: compositor, tocador, cantor e escritor

E por tudo isto é também o primeiro nobel da literatura a receber semelhante distinção no mundo da música. Robert Allen Zimmerman, é o seu nome de nascença, mas desde cedo quis ser Bob Dylan em homenagem ao poeta Dylan Thomas, de quem devorava todos os poemas que dele apareciam. De Minnesota deu o salto para Nova Yorque onde conheceu o cantor-activista Woody Guthrie. Cantou-o até mais não e aos poucos entrou no estilo dos blues e do folk. Como ele próprio afirmou "quem quer compor canções deveria escutar tanta música folk, estudar a sua forma e estrutura e todo o material que existe desde há 100 anos". A Academia Sueca concedeu a distinção ao músico “por ter criado uma nova expressão poética dentro da grande tradição americana da canção”. E bem pode dizer-se que está certa a academia pois é o mesmo Bob Dylan que se gosta de ver pertencente a uma irmandade de escritores cujas suas raízes estão no country puro, no blues e na estirpe folk de Guthrie, da família Carter, Robert Johnson y dezenas de "baladistas" escoceses e ingleses.

Marsuilta associa-se à distinção da academia sueca e traz à memória letras de várias canções de Bob Dylan, bem como uma entrevista que concedeu em 2004 e ainda outros link´s onde se pode conhecer o mundo de Dylan. Enquanto dele se escreve, ele continua a dar concertos e a escrever diariamente, um hábito que guarda desde há muito tempo.

http://elpais.com/diario/2004/05/01/babelia/1083366381_850215.html?rel=mas

http://bigslam.pt/noticias/homenagem-do-bigslam-ao-vencedor-do-premio-nobel-de-literatura-de-2016-bob-dylan/

http://cultura.elpais.com/cultura/2016/10/13/actualidad/1476381455_398709.html

http://observador.pt/especiais/bob-dylan-esta-do-lado-certo-da-historia/

__________________________________________________________________ ____________________________________________________________

ACONTECE, ACONTECEU OU VAI ACONTECER



Ciclo de cinema no CCB - Lisboa

Próximos filmes: 18 março O LEOPARDO Luchino Visconti (1963)
14 abril OS DEZ MANDAMENTOS Cecil B. DeMille (1956)
______________________________________________________________________

Carlos Paredes - Evocação e Festa da Amizade

Esta evocação realiza-se no dia 19 de Fevereiro, pelas 15 horas, na Salão d' A Voz do Operário, em Lisboa e é organizado pela Associação Conquistas da Revolução.

__________________________________________________________

Tertúlias em Ciência

Céu e Mar "Making of", acontece no dia 15 de fevereiro, pelas 17 horas (C4.piso3).

Esta sessão promovida pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tem a responsabilidade organizativa de Pedro Ré.

________________________________________

Vanguardas e neovanguardas na arte portuguesa - Séculos XX e XXI. esta é a nova exposição que está patente de terça a domingo no museu nacional de arte contemporânea, em lisboa.

__________________________________________________________________________

XXI Exposição de Pintura e Escultura

Esta exposição que mostra obras de vários artistas de arte contemporânea portugueses vai decorrer no Clubhouse do Golfe, nos dias 11, 12 e 18 e 19 de Fevereiro, aos sábados e domingos, das 12h00 às 20h00. A organização está a cabo do Belas Clube de Campo, do Banco Populare a daPrivate Gallery .

_________________________________________________________




quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

a problemática do sono de vários ângulos

marsuilta tem destacado por diversas vezes as questões ligadas ao sono e os problemas que as pessoas podem ter com a privação do sono. aliás o sono é e tem sido sempre motivo de análise tanto na literatura, especializada ou não, como em outras artes. deixamos aqui dois exemplos disso mesmo, uma com uma pintura de vermeer, holandês reconhecido pintor do séc XVII, e outra que liga o sono e a velhice.


 
Mulher Adormecida, do pintor holandês Johannes Vermeer (1632-1675) é uma obra de 1657 que retrata o sono de uma empregada doméstica, certamente após ter servido uma bebida (dois copos e dois jarros encontram-se na mesa). Uma análise minuciosa da obra, através de raio x, detectou que Vermeer tinha pintado de origem um homem e um cão ao fundo, motivos que depois retirou. Para além do seu traço magistral, o pintor é conhecido por retratar cenas de interiores domésticas da classe média holandesa (tal como, aliás, surge neste quadro), na sua maioria tendo como palco a sua casa de Delft, cidade do sul da Holanda, próxima de Haia e Roterdão.


 
Os idosos têm problemas acrescidos de sono. O primeiro diz respeito à convicção de que se deve dormir. Os idosos precisam de dormir menos horas, cinco, seis, sete horas e se continuam a tentar dormir oito horas têm uma expectativa frustrada. Depois, os idosos têm maior prevalência de sintomas disruptivos para o sono: as dores articulares, o urinar de noite, etc. Por outro lado, tomam geralmente mais remédios, para a hipertensão, o colesterol, etc, e alguns podem induzir insónia. Os idosos têm ainda maior prevalência de doenças do sono, designadamente síndrome das pernas inquietas, apneias, etc. e por isso maior probabilidade de dormir mal. Os idosos também podem ter medo de morrer a dormir, o que ocasiona insónia.

os textos são retirados da newsletter isleep

Sem comentários:

Enviar um comentário