RECORDAR PARA MELHOR COMPREENDER

RECORDAR PARA MELHOR COMPREENDER

Bob Dylan: compositor, tocador, cantor e escritor

E por tudo isto é também o primeiro nobel da literatura a receber semelhante distinção no mundo da música. Robert Allen Zimmerman, é o seu nome de nascença, mas desde cedo quis ser Bob Dylan em homenagem ao poeta Dylan Thomas, de quem devorava todos os poemas que dele apareciam. De Minnesota deu o salto para Nova Yorque onde conheceu o cantor-activista Woody Guthrie. Cantou-o até mais não e aos poucos entrou no estilo dos blues e do folk. Como ele próprio afirmou "quem quer compor canções deveria escutar tanta música folk, estudar a sua forma e estrutura e todo o material que existe desde há 100 anos". A Academia Sueca concedeu a distinção ao músico “por ter criado uma nova expressão poética dentro da grande tradição americana da canção”. E bem pode dizer-se que está certa a academia pois é o mesmo Bob Dylan que se gosta de ver pertencente a uma irmandade de escritores cujas suas raízes estão no country puro, no blues e na estirpe folk de Guthrie, da família Carter, Robert Johnson y dezenas de "baladistas" escoceses e ingleses.

Marsuilta associa-se à distinção da academia sueca e traz à memória letras de várias canções de Bob Dylan, bem como uma entrevista que concedeu em 2004 e ainda outros link´s onde se pode conhecer o mundo de Dylan. Enquanto dele se escreve, ele continua a dar concertos e a escrever diariamente, um hábito que guarda desde há muito tempo.

http://elpais.com/diario/2004/05/01/babelia/1083366381_850215.html?rel=mas

http://bigslam.pt/noticias/homenagem-do-bigslam-ao-vencedor-do-premio-nobel-de-literatura-de-2016-bob-dylan/

http://cultura.elpais.com/cultura/2016/10/13/actualidad/1476381455_398709.html

http://observador.pt/especiais/bob-dylan-esta-do-lado-certo-da-historia/

__________________________________________________________________ ____________________________________________________________

ACONTECE, ACONTECEU OU VAI ACONTECER



Ciclo de cinema no CCB - Lisboa

Próximos filmes: 18 março O LEOPARDO Luchino Visconti (1963)
14 abril OS DEZ MANDAMENTOS Cecil B. DeMille (1956)
______________________________________________________________________

Carlos Paredes - Evocação e Festa da Amizade

Esta evocação realiza-se no dia 19 de Fevereiro, pelas 15 horas, na Salão d' A Voz do Operário, em Lisboa e é organizado pela Associação Conquistas da Revolução.

__________________________________________________________

Tertúlias em Ciência

Céu e Mar "Making of", acontece no dia 15 de fevereiro, pelas 17 horas (C4.piso3).

Esta sessão promovida pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tem a responsabilidade organizativa de Pedro Ré.

________________________________________

Vanguardas e neovanguardas na arte portuguesa - Séculos XX e XXI. esta é a nova exposição que está patente de terça a domingo no museu nacional de arte contemporânea, em lisboa.

__________________________________________________________________________

XXI Exposição de Pintura e Escultura

Esta exposição que mostra obras de vários artistas de arte contemporânea portugueses vai decorrer no Clubhouse do Golfe, nos dias 11, 12 e 18 e 19 de Fevereiro, aos sábados e domingos, das 12h00 às 20h00. A organização está a cabo do Belas Clube de Campo, do Banco Populare a daPrivate Gallery .

_________________________________________________________




quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Concurso Fotográfico Internacional Andrei Stenin

Os vencedores do concurso internacional Andrei Stenin de fotogtafia deste ano já são conhecidos. foi a agência internacional de notícias Rossiya Segodnya, responsável pelo concurso, sob os auspícios da comissão nacional russa para a UNESCO, quem anunciou os vencedores e outros premiados.



          Foto da série "Luz e linhas de polo aquático" de Konstantin Chalabov que foi premiada
na categoria "Desportos"


Os vencedores do ano em curso na categoria "Principais Notícias" são os fotojornalistas Ammar Abdullah, da Síria, com a foto "Os que Fogem da Morte" e Balazs Beli, da Hungria, com a série de fotos "Rota Balcânica". Na categoria "Cores do Mundo. Harmonia da Vida" são Elena Anosova, da Rússia, com a obra "Refúgio Distante" e Fyodor Telkov, também da Rússia, com a série de fotos "Velhos Crentes". Na categoria "Esportes" foram destacados Aleksei Malgavko, da Rússia, com a foto "Campeonato do Mundo em Esportes Aquáticos 2015. Saltos Ornamentais" e Aleksei Filippov, da Rússia, com a série de fotos "Confrontação".
Na categoria "Meu País" o primeiro prémio foi atribuído a Elena Chernomortseva, da Rússia, com a obra "A História que a Água nos Conta" e Dmitry Tkachuk, da Rússia, com a série "Silêncio Branco".

          Foto da série "Silêncio branco" de Dmitry Tkachuk que venceu na
categoria "Cores do Mundo. Harmonia da Vida"


 Na categoria "Retrato. Herói Contemporâneo" foram premiados Svetlana Bulatova, com a série de fotos "Movlid" e Danilo Garcia Di Meo com, com a série "Letizia, História de uma Vida Ignorada". A lista completa de vencedores e outros premiados está disponível no site stenincontest.ru. A cerimônia de entrega de prémios e abertura da exposição está marcada para 30 de agosto de 2016 no Museu de Moscou. No mesmo evento será tornado público o nome do vencedor do Grande Prêmio especial. O organizador do concurso é a agência internacional de notícias Rossiya Segodnya sob os auspícios da Comissão Nacional Russa para a UNESCO.

"É uma honra para nós anunciar os vencedores e premiados do concurso 2016. Neste ano introduzimos novas categorias para dar aos jovens fotógrafos a oportunidade de abranger um leque mais amplo de assuntos. O concurso reuniu fotojornalistas de 71 países e de todos os cinco continentes. É muito agradável que muitos jovens talentos que foram descobertos no ano passado, como Elena Anosova, Darya Isaeva, Matic Zorman, tenham participado do concurso neste ano. Quero destacar que o júri do concurso não podia ignoram muitos trabalhos, que faziam com que todos pensassem, mergulhassem na história que a foto ou série mostra. Por isso, foi decidido introduzir várias notas de júri", disse o diretor do Serviço Fotográfico da agência Rossiya Segodnya, Aleksandr Shtol.

ver notícia em:
http://br.sputniknews.com/cultura/20160804/5938370/stenin-concurso-fotos-vencedores.html


Sem comentários:

Enviar um comentário