RECORDAR PARA MELHOR COMPREENDER

RECORDAR PARA MELHOR COMPREENDER

Bob Dylan: compositor, tocador, cantor e escritor

E por tudo isto é também o primeiro nobel da literatura a receber semelhante distinção no mundo da música. Robert Allen Zimmerman, é o seu nome de nascença, mas desde cedo quis ser Bob Dylan em homenagem ao poeta Dylan Thomas, de quem devorava todos os poemas que dele apareciam. De Minnesota deu o salto para Nova Yorque onde conheceu o cantor-activista Woody Guthrie. Cantou-o até mais não e aos poucos entrou no estilo dos blues e do folk. Como ele próprio afirmou "quem quer compor canções deveria escutar tanta música folk, estudar a sua forma e estrutura e todo o material que existe desde há 100 anos". A Academia Sueca concedeu a distinção ao músico “por ter criado uma nova expressão poética dentro da grande tradição americana da canção”. E bem pode dizer-se que está certa a academia pois é o mesmo Bob Dylan que se gosta de ver pertencente a uma irmandade de escritores cujas suas raízes estão no country puro, no blues e na estirpe folk de Guthrie, da família Carter, Robert Johnson y dezenas de "baladistas" escoceses e ingleses.

Marsuilta associa-se à distinção da academia sueca e traz à memória letras de várias canções de Bob Dylan, bem como uma entrevista que concedeu em 2004 e ainda outros link´s onde se pode conhecer o mundo de Dylan. Enquanto dele se escreve, ele continua a dar concertos e a escrever diariamente, um hábito que guarda desde há muito tempo.

http://elpais.com/diario/2004/05/01/babelia/1083366381_850215.html?rel=mas

http://bigslam.pt/noticias/homenagem-do-bigslam-ao-vencedor-do-premio-nobel-de-literatura-de-2016-bob-dylan/

http://cultura.elpais.com/cultura/2016/10/13/actualidad/1476381455_398709.html

http://observador.pt/especiais/bob-dylan-esta-do-lado-certo-da-historia/

__________________________________________________________________ ____________________________________________________________

ACONTECE, ACONTECEU OU VAI ACONTECER



Ciclo de cinema no CCB - Lisboa

Próximos filmes: 18 março O LEOPARDO Luchino Visconti (1963)
14 abril OS DEZ MANDAMENTOS Cecil B. DeMille (1956)
______________________________________________________________________

Carlos Paredes - Evocação e Festa da Amizade

Esta evocação realiza-se no dia 19 de Fevereiro, pelas 15 horas, na Salão d' A Voz do Operário, em Lisboa e é organizado pela Associação Conquistas da Revolução.

__________________________________________________________

Tertúlias em Ciência

Céu e Mar "Making of", acontece no dia 15 de fevereiro, pelas 17 horas (C4.piso3).

Esta sessão promovida pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tem a responsabilidade organizativa de Pedro Ré.

________________________________________

Vanguardas e neovanguardas na arte portuguesa - Séculos XX e XXI. esta é a nova exposição que está patente de terça a domingo no museu nacional de arte contemporânea, em lisboa.

__________________________________________________________________________

XXI Exposição de Pintura e Escultura

Esta exposição que mostra obras de vários artistas de arte contemporânea portugueses vai decorrer no Clubhouse do Golfe, nos dias 11, 12 e 18 e 19 de Fevereiro, aos sábados e domingos, das 12h00 às 20h00. A organização está a cabo do Belas Clube de Campo, do Banco Populare a daPrivate Gallery .

_________________________________________________________




sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Obama, ele próprio, afirma em entrevista que os EUA participaram activamente no golpe na Ucrânia

numa entrevista prestada ao canal televisivo CNN feita no passado dia 1 de fevereiro, o próprio presidente dos estados unidos, Barac Obama, confessou com a maior desfaçatez a participação do seu país na Ucrânia, assim: Os estados unidos tiveram uma participação ativa no golpe que levou autoridades pró-ocidentais ao poder na ucrânia em fevereiro de 2014. esta entrevista surge depois da denúncia feita pelo Canal Plus, emissora francesa de televisão, precisamente sobre esta participação estadunidense em Kiev.


o vídeo intitulado as máscaras da revolução é fruto de um trabalho investigativo do jornalista Paul Moreira para aquela emissora francesa, sobre a trágica situação da ucrânia, suas motivações e principais culpados.
provavelmente a entrevista dada em seguida pelo presidente dos estados unidos foi certamente para anular o impacto da denúncia que o vídeo, pode vê-lo aqui, do Canal Plus suscitou, inclusive no próprio parlamento europeu.



mas para nós esta não é uma novidade pois sabíamos que a intervenção dos eua intentava enfrentar a rússia, criando um foco de tensão, que entre outros aspectos provocaria um enfraquecimento económico naquele país. mas também não é novidade porque desde o golpe de 2014 vários foram os testemunhos daquela participação, nomeadamente a divulgada pela secretária-assistente de estado dos eua para os assuntos europeus e da euroásia, a senhora, Victoria Nulan, que hipocritamente agradeceu aos grandes empresários presentes, os 5 biliões de dólares que lhe tinham dado, para desestabilizar a ucrânia. ver vídeo aqui
 
no vídeo do Canal Plus ficamos a saber que as pessoas que intervieram no golpe foram pagos a 25 dólares/dia. a este propósito o secretário do tesouro norte-americano Laurence Summers disse que o dinheiro gasto não era para fazer trabalho de caridade, mas que a "ucrânia é a principal frente militar para os nossos interesses económicos". e de informação a informação também recentemente ficámos a saber que a ministra das finanças da ucrânia, Natália Jaresco, é americana de nascimento e naturalizou-se ucraniana para poder exercer o cargo.
são necessárias mais evidências para se perceber a falsidade que vai sendo propagandeada há anos por essa europa fora ?

Sem comentários:

Enviar um comentário