RECORDAR PARA MELHOR COMPREENDER

RECORDAR PARA MELHOR COMPREENDER

Bob Dylan: compositor, tocador, cantor e escritor

E por tudo isto é também o primeiro nobel da literatura a receber semelhante distinção no mundo da música. Robert Allen Zimmerman, é o seu nome de nascença, mas desde cedo quis ser Bob Dylan em homenagem ao poeta Dylan Thomas, de quem devorava todos os poemas que dele apareciam. De Minnesota deu o salto para Nova Yorque onde conheceu o cantor-activista Woody Guthrie. Cantou-o até mais não e aos poucos entrou no estilo dos blues e do folk. Como ele próprio afirmou "quem quer compor canções deveria escutar tanta música folk, estudar a sua forma e estrutura e todo o material que existe desde há 100 anos". A Academia Sueca concedeu a distinção ao músico “por ter criado uma nova expressão poética dentro da grande tradição americana da canção”. E bem pode dizer-se que está certa a academia pois é o mesmo Bob Dylan que se gosta de ver pertencente a uma irmandade de escritores cujas suas raízes estão no country puro, no blues e na estirpe folk de Guthrie, da família Carter, Robert Johnson y dezenas de "baladistas" escoceses e ingleses.

Marsuilta associa-se à distinção da academia sueca e traz à memória letras de várias canções de Bob Dylan, bem como uma entrevista que concedeu em 2004 e ainda outros link´s onde se pode conhecer o mundo de Dylan. Enquanto dele se escreve, ele continua a dar concertos e a escrever diariamente, um hábito que guarda desde há muito tempo.

http://elpais.com/diario/2004/05/01/babelia/1083366381_850215.html?rel=mas

http://bigslam.pt/noticias/homenagem-do-bigslam-ao-vencedor-do-premio-nobel-de-literatura-de-2016-bob-dylan/

http://cultura.elpais.com/cultura/2016/10/13/actualidad/1476381455_398709.html

http://observador.pt/especiais/bob-dylan-esta-do-lado-certo-da-historia/

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ACONTECE, ACONTECEU OU VAI ACONTECER



Ciclo de cinema no CCB - Lisboa

Próximos filmes: 18 março O LEOPARDO Luchino Visconti (1963)
14 abril OS DEZ MANDAMENTOS Cecil B. DeMille (1956)
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Carlos Paredes - Evocação e Festa da Amizade

Esta evocação realiza-se no dia 19 de Fevereiro, pelas 15 horas, na Salão d' A Voz do Operário, em Lisboa e é organizado pela Associação Conquistas da Revolução.

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Tertúlias em Ciência

Céu e Mar "Making of", acontece no dia 15 de fevereiro, pelas 17 horas (C4.piso3).

Esta sessão promovida pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tem a responsabilidade organizativa de Pedro Ré.

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Vanguardas e neovanguardas na arte portuguesa - Séculos XX e XXI. esta é a nova exposição que está patente de terça a domingo no museu nacional de arte contemporânea, em lisboa.

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XXI Exposição de Pintura e Escultura

Esta exposição que mostra obras de vários artistas de arte contemporânea portugueses vai decorrer no Clubhouse do Golfe, nos dias 11, 12 e 18 e 19 de Fevereiro, aos sábados e domingos, das 12h00 às 20h00. A organização está a cabo do Belas Clube de Campo, do Banco Populare a daPrivate Gallery .

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domingo, 14 de fevereiro de 2016

Reconhecer a Área Disciplinar de Educação Física como parte da Formação Geral de uma criança e jovem

recebemos este manifesto enviado à assembleia da república por um professor há muitos anos na escola de forma empenhada e sempre reflexiva. num momento em que se perspectivam mudanças na educação há que lembrar a quem decide que a educação é uma só, não havendo disciplinas maiores e mais importantes que outras, por isso marsuilta associa-se a este manifesto por uma educação física essencial na formação de todas as crianças e jovens deste país. e como nos diz joão ribeiro "precisamos de uma disciplina de Educação Física com mais tempo curricular de uma lógica curricular com mais tempo para se aprender e o tempo suficiente para se ensinar".

Exmos Senhores integrantes da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República.
 
Por este meio exerço o meu dever cívico de expressar opinião, de forma educada, civilizada, mas sem deixar de referir a minha preocupação.
Perante dados tão objetivos quantos os expressos nos relatórios e pareceres de uma imensidão de instituições credíveis, parece haver uma evidência científica e estatística de que o desenvolvimento de um ser humano, através da sua passagem obrigatória pelo sistema educativo, deve ser visto na sua globalidade, isto é, da cabeça aos pés (e não apenas de uma forma estruturante através do Português e da Matemática)
Nessa perspetiva, questões tais como a compreensão, interpretação e expressão escrita e oral na língua materna e línguas estrangeiras, o raciocínio matemático, compreender e pensar sobre... e adquirir hábitos motores, estilos de vida saudáveis e comportamentos cívicos adequados, são certamente preocupações de todos os que com maior ou menor responsabilidade exercem atos educativos (Pais, familiares próximos, professores, treinadores, etc.).
Se acrescentarmos à ideia anterior o facto de inúmeras instituições considerarem que é importante mais tempo de atividade física, creio estarem reunidas condições mais do que suficientes para a convergência de vontades políticas em torno do reconhecimento da área disciplinar da Educação Fìsica e dos propósitos do Desporto Escolar como parte integrante e estruturante de uma Educação que desenvolva várias inteligências.
Independentemente da minha responsabilidade social e familiar é meu desejo, enquanto cidadão português, que possamos ser um país culturalmente mais desenvolvido, onde as atividades físicas e desportivas contribuem para uma população mais saudável, mais motivada, mais cooperante, mais empenhada, mais corajosa.
Não tenho dúvida absolutamente nenhuma de que haverá uma unanimidade e concordância (sustentada por estudos credíveis) de que o contributo da Educação Física e do Desporto Escolar serão determinantes para um futuro melhor, em qualquer nação. Assim possamos acreditar que, no futuro existirão mais médicos, engenheiros, arquitetos e demais profissionais capazes e saudáveis de corpo e mente, para darem vida a nossa nação.
Sem demagogias reforço que gostaria imenso de ter e viver num país com uma cidadania mais ativa e saudável, integrar e contribuir para um povo com mais literacia motora e mental através do que de melhor poderemos extrair das atividades físicas e desportivas (não confundindo com apenas Desporto e medalhas olímpicas).
Para que tudo isso aconteça precisamos de uma disciplina de Educação Física com mais tempo curricular de uma lógica curricular com mais tempo para se aprender e o tempo suficiente para se ensinar.
Na convicção de que possa existir sensibilidade política ao manifesto acima escrito, apresento os melhores cumprimentos. 

João Ribeiro

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