em todo o país foram milhões os brasileiros que saíram à rua para exigirem o restabelecimento da democracia depois de terem assistido a várias actos ilegais que mais fizeram lembrar o tempo do fascismo. marsuilta deixa aqui a reportagem do que foram as manifestações por todo o brasil que em uníssono gritou contra o golpe!
21h - Curitiba, PR"Um, dois, três, Moro no xadrez", cantavam os manifestantes em Curitiba. Os organizadores do ato pró-Dilma na cidade estimam em 20 mil o número de manifestantes. A PM, no entanto, afirma que 5 mil pessoas participaram da atividade.
20h56 - Teresina, PI
“Tem muita gente defendendo a política de ódio e intolerância e estamos aqui defendendo a democracia. Não vamos aceitar golpe. Se alguém quiser assumir o poder do país tem de ser pela Constituição, pela vontade do povo. Quem quiser ganhar a eleição de senador, governador, presidente da República tem de ser no voto, na vontade do povo”, disse o governador Wellington Dias (PI), durante ato em defesa da democracia. A manifestação reuniu 5 mil pessoas, segundo estimativas da organização e da Polícia Militar.
20h49 - Brasília, DF
Os manifestantes que participam de ato contra o golpe e em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocuparam todas as faixas do Eixo Monumental, na Esplanada dos Ministérios, no centro de Brasília.
Com gritos de ordem e críticas ao juiz Sérgio Moro, aos partidos de oposição e ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), os manifestantes marcham em direção ao Congresso Nacional.
Muitos já estão no gramado em frente à sede do Legislativo. Antes, por cerca de duas horas, eles ficaram concentrados em frente ao Museu da República, onde foi projetada a frase "Não vai ter golpe!!!". A máquina de laser usada para a projeção estava em um carro de som. À medida que o carro andava, a frase ia sendo projetada em outros prédios da Esplanada.
20h45 - Florianópolis, SCCerca de cinco mil pessoas, de acordo com a PM, ocupavam a Avenida Paulo Fontes, em Florianópolis. Organizadores do ato pró-democracia calcularam sete mil pessoas.
20h43 - Vitória, ESManifestantes se concentraram em frente à Rede Gazeta, afiliada da Rede Globo, em Vitória , durante ato a favor da democracia e contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. A imagem abaixo foi enviada pelo internauta Felipe Machado Cardoso para o UOL Notícias.
20h37 - São Paulo
Por volta das 19h50, o ex-presidente Lula encerrou o seu discurso: "Talvez vocês não tenham noção do bem que vocês fizeram para a democracia brasileira. A melhor coisa que o Brasil produziu é a sua gente. Não aceitem provocação ao voltar para a casa. Quem quiser ficar com raiva que morda o próprio dedo. Nós não vamos aceitar provocação."
20h25 - Curitiba, PR
Manifestantes se concentraram na praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, no final da tarde desta sexta-feira (18). Batizado de #VemPraDemocracia, o ato reunia, no início da noite, segundo a Polícia Militar, cerca de 3,5 mil pessoas estão no local. Os organizadores do evento, porém, estimam 15 mil manifestantes.
Além de se mobilizarem em favor do Governo Federal, os participantes também protestavam contra as decisões do juiz federal Sérgio Moro, que recentemente tornou pública as conversas por telefone da presidente Dilma Rousseff e de Lula, que haviam sido grampeadas. O mote principal do ato é o "Não vai ter golpe".
Também nesta sexta, houve ato em Curitiba contra o Governo Federal e em favor da Lava Jato e do juiz Sergio Moro. Este, contudo, reuniu cerca de 30 pessoas em frente à sede da Justiça Federal. As informações são do BemParaná.
20h20 - Natal, RNEm Natal, organizadores estimam que cerca de 30 mil pessoas participaram do ato pela democracia. Já a Secretaria de Segurança Pública divulgou que foram 17 mil pessoas nas ruas.
20h15 - Rio de Janeiro, RJ
A Praça XV no Rio de Janeiro está completamente lotada com shows e intervenções em defesa da democracia. Organizadores estimam que cerca de 50 mil pessoas participam do ato.
20h09 - Recife, PE
De acordo com o Diario de Pernambuco, organizadores apontam que o ato convocado pela Frente Popular nesta sexta-feira reuniu cerca de 200 mil pessoas. O grupo saiu em caminhada de três quilômetros do Derby até a Praça da Independência, no bairro da Boa Vista. A manifestação ocorreu em clima tranquilo, e não foram registrados incidentes.
O grupo exibiu bandeiras em defesa a programas sociais do PT e também de críticas ao juiz federal Sérgio Moro. Em alguns momentos, os manifestantes receberam apoio de moradores do local, que chegaram a jogar papel picado e a aplaudir a movimentação.
Para um dos fundadores do Movimento Mangue Beat, Fred 04, a solução é ocupar as ruas. "O mais irritante são os meios de comunicação quando ficam indignados quando dizem que não vai ter golpe. Não vai ter golpe mesmo. Acho que é continuar na rua, a máscara do golpe na Justiça, Ministério Público, no Congresso, na mídia, caiu. Então a única arma que resta para os democratas, pra quem defende a democracia é ir pra rua", argumenta.
19h55 - São Paulo, SP
Alguns trechos da fala do ministro Lula, no ato pela democracia em São Paulo:
"Terça-feira, se não houver impedimento, eu estarei orgulhosamente servindo a minha presidenta Dilma, porque estarei servindo o povo brasileiro, o trabalhador brasileiro. Se eu não acreditasse nisso eu não teria aceito."
"Se tem uma coisa que eu sei fazer é conversar com sem-terra, com empresário e banqueiro. Nunca na história desse país um presidente conversou tanto com eles"
"Eu aceitei fazer parte do governo da Dilma porque ela ainda tem dois anos de mandato e nós ainda podemos mudar a história. Terça-feira eu estarei com a presidenta Dilma".
"Eu entrei para ajudar a presidenta Dilma porque acho que a gente tem que reestabelecer a paz para provar que esse país é maior que qualquer crime no planeta terra, que vai crescer e sobreviver."
"Eles que se dizem pessoas estudadas, sociais democráticas, não aceitaram o resultado. Estão atrapalhando a presidenta Dilma a governar esse país.
Vestem verde e amarelo porque acham que são mais brasileiro do que nós. Corte uma veia para ver se sai sangue vermelho como o nosso? Eles querem viajar para Miami, eu viajo para o Rio Grande do Norte, para a Bahia, eu viajo pelo Brasil."
19h48 - São Paulo, SP
Lula, em São Paulo: "Esse país precisa voltar a crescer, tem que ter uma sociedade harmônica, que democracia é a convivência da diversidade(...). Tem gente que prega a violência contra nós 24 horas por dia. Tem gente nesse país que falava em democracia da boca para fora. Eu pedi eleição em 1989, em 1994, em 1998. Já tinha perdido em 1982 para o governo de São Paulo. Em nenhum momento vocês viram eu ir para a rua protestar contra quem ganhou", disse o novo ministro da Casa Civil.
19h37 - São Paulo, SP
Roda de samba no ato de hoje na Avenida Paulista, pela democracia e contra o golpe. Os manifestantes estão ao lado da legalidade, que também é o lado da alegria.
19h30 - São Paulo, SP
"É a avenida da democracia, da participação. Esse é um ato histórico. Não é um ato em defesa de um governo ou de um partido. Não é em defesa de um homem ou de uma mulher. É um ato em defesa da República Federativa do Brasil", completou, durante o ato na Avenida Paulista.
19h27 - São Paulo, SP
A jararaca está viva e esteve na Paulista.
19h21 - São Paulo, SPO ex-presidente Lula demorou a conseguir sair do carro. Mas antes mesmo de aparecer, já era aplaudido pelos manifestantes.
19h12 - Brasília, DF
"Nessas manifestações é que temos possibilidade de mostrar para o povo, para os indecisos, que existe uma grande parte da população que quer a democracia", afirma ao G1 o administrador Vitorino Murrieta", que levou uma faixa com a inscrição "democracia" ao ato de apoio ao governo Dilma e ao PT. Manifestantes projetaram a frase "Não vai ter golpe" .
consulte toda a notícia em http://www.vermelho.org.br/noticia/277975-1
Sem comentários:
Enviar um comentário